Nesta sexta-feira (4), os preços da soja operam com leves altas na Bolsa de Chicago, dando continuidade ao movimento positivo do pregão anterior. No entanto, no final da semana e já à espera dos novos números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o mercado mantém sua estabilidade e os traders adotam uma postura mais cautelosa.
As condições de clima na América do Sul já são conhecidas e os mapas mais recentes voltam a mostrar menos chuvas para o Rio Grande do Sul e Argentina nos próximos dias. O mercado monitora a evolução do cenário para continuar se posicionando. Na demanda, compras ainda fortes, porém, um pouco menos frequentes do que o observado há algumas semanas.
Assim, por volta de 8h20 (horário de Brasília), as cotações subiam entre 1 e 1,50 ponto, levando o janeiro a US$ 11,69 e o março a US$ 11,71 por bushel.
Vai ser uma briga interessante nos próximos dias e acredito, particularmente, que há uma grande probabilidade de termos um rally até o Natal, especialmente agora que a liberação das vacinas injetou um maior apetite ao risco e especulação aos investidores”, explica Steve Cachia, consultor de mercado da Cerealpar e da TradeHelp.
O novo boletim mensal de oferta e demanda do USDA será reportado na próxima quinta-feira, 10 de dezembro, e o mercado já espera, ao menos, uma correção para cima das exportações norte-americanas.