As previsões mais recentes da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), divulgadas nesta segunda-feira (14), indicam uma semana de tempo estável para o Centro-Oeste, áreas do Matopiba e Nordeste do Brasil.
No período entre 14 e 22 de dezembro, a tendência é de pausa nas precipitações após uma semana com previsões de chuvas mais expressivas para o Centro-Oeste. De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos últimos cinco dias, foram registradas chuvas entre 25 e 50 mm na região, com destaque para Goiás que recebeu os maiores volumes.
Apenas o Mato Grosso do Sul não recebeu volumes significativos de chuvas nos últimos dias e para a próxima semana o NOAA indica condição de precipitação apenas para o extremo sul do Mato Grosso do Sul, com precipitação prevista entre 80 e 100 mm. Em contrapartida, o modelo Cosmo do Inmet ainda mantém chances de chuvas para o Centro-Oeste neste início de semana, porém com volumes baixos.
Já para o período entre 22 e 30 de dezembro, o NOAA sinaliza o retorno das chuvas em todo o Brasil Central, sendo os maiores volumes esperados para Minas Gerais e Goiás, com precipitação entre 100 e 125 mm. O modelo mostra ainda o retorno de chuva abrangente para o Matopiba, com precipitação entre 60 e 70 mm. Na região sul do Brasil a tendência é de corte nas precipitações para o Rio Grande do Sul. Para Santa Catarina e Paraná, o modelo mantém chance de chuvas entre 50 e 60 mm no período.