A terça-feira (9) será mais um dia de chuvas intensas no centro-norte do país. De acordo com a Climatempo, uma frente fria está se afastando da região Sudeste, mas a circulação dos ventos sobre o Brasil mantém grandes áreas de instabilidade entre o Sudeste, Nordeste e centro-norte do país. “Nuvens bastante carregadas crescem em parte dessas regiões provocando fortes pancadas de chuva”, afirma a consultoria.
Em relação aos volumes de chuva, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), segue indicando um dia de precipitação expressiva em Minas Gerais. De acordo com o modelo, o centro-norte mineiro deve registrar chuvas entre 20 mm e 30 mm nas próximas 24 horas.
Ainda no Sudeste, as chuvas também chegam com mais força no Espírito Santo, com destaque para a região Sul que deve receber os maiores volumes. Há ainda previsão de chuvas para São Paulo e Rio de Janeiro, porém com volumes mais baixos.
A circulação dos ventos também favorece as chuvas no oeste da Bahia, com previsão de precipitação entre 20 mm e 30 mm. Ainda no Matopiba, volta a chover de forma mais expressiva no Maranhão e no Piauí, com previsão de acumulado de até 40 mm em alguns pontos.
Segundo a Climatempo, a terça-feira tem alerta para temporais no no litoral e no norte do Amapá, no centro-sul e leste do Amazonas, no oeste , no centro-norte e leste de Rondônia, no centro-sul e leste do Pará, no norte do Tocantins, no centro sul do Maranhão e do Piauí e também no centro-oeste da Bahia. O norte e o leste de Minas Gerais e o Espírito Santo continuam em alerta para temporais nas próximas 24 horas.
Para o Centro-Oeste, o modelo do Inmet segue sinalizando chuvas na região norte do Mato Grosso, com previsão de precipitação entre 20 mm e 30 mm. O modelo mostra condição de chuvas para Goiás, porém com volumes mais baixos, enquanto o Mato Grosso do Sul deve permanecer com tempo estável nas próximas 24 horas.
Já para a região Sul do Brasil, a consultoria destaca que as temperaturas voltam a subir em toda a região. “A umidade também está aumentando. O sol aparece forte, mas há previsão de chuva a partir da tarde sobre o Rio Grande do Sul, no extremo oeste de Santa Catarina e na região de Foz do Iguaçu, no Paraná”, afirma a previsão.