Especialistas sugerem mudanças de conteúdos para o ensino fundamental com uma abordagem mais atual sobre a agropecuária brasileira
“Novo mundo rural e a produção de alimentos no Brasil”. Este é o nome do texto escrito pelos especialistas em agronegócio Marcos Fava Neves e Xico Graziano apontam sugestões de conteúdo para o ensino fundamental no país.
O estudo mostra aos professores uma nova abordagem para o material didático utilizado na sala de aula. Alguns temas abordados são cooperativismo no agro, aproveitamento dos alimentos, bem-estar animal, agricultura digital e melhoramento genético. Segundo Fava Neves, que é professor da Universidade de São Paulo (Usp) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), chegou o momento do Brasil atualizar a visão que tem sobre o setor produtivo.
“Nosso objetivo foi tentar modernizar de forma até mais atrativa para crianças e adolescentes, mostrar a questão digital,a agricultura circular, a genética. Percebemos que a forma de tratar a agricultura estava desrespeitosa, carregada de ideologia e muito ultrapassada. Costumo dizer que devemos falar menos de Monza e Chevette e falar mais de Tesla para esses jovens”, disse se referindo a modelos de carros bem antigos e um bem atual e revolucionário.
Segundo ele, o feedback sobre a proposta tem sido bem positivo. “Nós recebemos um conjunto muito grande de agradecimento, direto de escolas, pais e gente que tá levando isso para os produtores. Como estamos tratando com respeito, a aceitação tem sido muito importante e eu, como professor, adoraria receber novos temas da minha área para mostrar de formas mais interessantes”, completou.
Segundo Fava Neves, as sugestões são baseadas na ciência e sem nenhuma carga ideológica. “Esse é o negócio onde a sociedade brasileira tem a chance de liderar o mundo”, concluiu.
Por: Canal Rural