O plantio da safra 2021 de cebola do Nordeste, que teve início em dezembro/2020, se deu em ritmo mais lento que o esperado, uma vez que parte dos produtores estava receosa com a incidência de precipitações. Porém, em janeiro de 2021, o clima seco favoreceu os trabalhos nas lavouras, permitindo a intensificação do semeio naquele período. Além disso, os preços em alta no mês passado – à média de R$ 1,99/kg ao produtor –, diante da oferta reduzida, incentivaram os cebolicultores.
A expectativa é que o semeio continue e que mais áreas sejam plantadas neste mês de fevereiro. As chuvas na semana passada (1º a 05/02), por sua vez, limitaram o trabalho em Irecê (BA), fazendo com que produtores aguardassem uma trégua na umidade para dar continuidade aos trabalhos.
Alguns cebolicultores do Cerrado também tentaram adiantar os plantios “do cedo” nesta temporada 2021, diante do clima seco na região. Assim, as cebolas semeadas entre dezembro e fevereiro, devem ser colhidas entre abril e junho, o que pode aumentar a oferta nesse período – cenário contrário ao do ano passado, quando as precipitações limitaram o plantio. Por outro lado, o volume ainda dependerá do desenvolvimento da safra até lá.